domingo, 26 de outubro de 2008

Eu na Rádio!

Desta vez, é mesmo aquilo que parece!

A Antena 3 lançou um passatempo para se ganhar uma ida a Barcelona para ver os Keane no primeiro espectáculo da tournée. Consistia em traduzir a letra da canção "The lovers are losing" para a língua Lusitana, tendo em consideração a métrica da música. Quando tomei conhecimento, achei que isto era mesmo à minha medida e não consegui não corresponder. Isto tudo entre agitação mental laboral, uns problemitas oftalmológicos (felizmente já praticamente ultrapassdos) e a preparação da viagem a Paris. Foram dois serões intercalados com estas actividades, que produziram a minha tradução.

Na 5ª feira ao final da tarde, instalada num dos milhentos Starbucks de Paris, recebo uma chamada da Antena 3 a comunicar-me que era uma das finalistas e que iria ser decidido o vencedor na manhã seguinte em directo nas manhãs da 3. Deram-me uns calafrios e disse à Maria João Serra (simpatiquíssima, por sinal!) que nem a letra tinha comigo e se não conseguisse aceder ao e-mail, teria de desistir. Lá consegui ir a um posto de internet localizado bem perto do meu hotel (Ah, santo hotel, que tem (ou se situa perto de) tudo aquilo que um cidadão do mundo pode precisar!) e com algumas tropelias pelo meio, imprimi a minha tradução, ouvi a canção dos Keane no YouTube (já tinha passado quase 1 semana desde a última vez que a ouvira) e lá fui para o hotel com a certeza de que tinha de enfrentar aquele desafio.

Adorei estar à conversa em directo com os animadores da 3 e embora o coração me saltasse na garganta, acabou por ser super divertido e acho que a minha prestação até foi aceitável. Pareceu-me que ficaram todos admirados pelo cuidado com a métrica e com o facto de me manter sempre no tom da canção. A Cláudia Semedo ia mandando umas gargalhadinhas enquanto eu cantava, que depois vim a perceber que eram de satisfação (Uffff...).

Venceu o outro concorrente, que resolveu satirizar a letra e criou uma versão brejeira e bem ao jeito dos Toranja, com muita palavra encavalitada. De qualquer modo, a votação foi renhida. Perdi por 2 - 3 e tenho quase a certeza que obtive o voto das 2 meninas (seres sensíveis e bons :D). Disseram que teriam de me arranjar um prémio de consolação... vou ver se me fornecem a gravação da emissão, sob pena de ser cilindrada pelos meus fãs (gaba-te cesto!) por perderem tal momento fantástico.

4 comentários:

muguele disse...

Os fãs não sei, mas eu gostava de ouvir (ih ih).

Nuno Gonçalves disse...

Me 2. Será certamente melhor que qualquer coisa dos Keane :)

Brown-eyed Girl disse...

Já que - injustamente - não te deram o primeiro prémio, bem que podiam ter-te oferecido um "backstage pass" para o concerto de Lisboa...
Issékéra fixi! Levavas os amiguinhos contigo, certo?
Sandra

Dream on disse...

Amiguinhos, já fiz o pedido formal aos meninos da produção da 3 para se "orientar" uma gravaçãozita do programa. A ver vamos... Manter-vos-ei informados.